Artigos - Material Educativo

Mecanismo da Alergia

Na alergia alimentar, há o desenvolvimento de uma resposta inflamatória poucos minutos após o contato com as substâncias presentes no alimento, de forma que os sintomas aparecem imediatamente e são mais generalizados. Mito. Para alguém com Alergia Alimentar, mesmo um pouco de alérgeno pode desencadear uma reação grave. Os primeiros sinais costumam surgir minutos após a exposição ao alérgeno. Rouquidão, edema da língua, dificuldade para engolir e sensação de aperto na garganta são sinais de alerta que sugerem edema de laringe (também chamado de edema de glote). O edema de laringe pode surgir, apesar de não ser muito comum. Esse edema habitualmente afeta áreas que possuem um tecido mais “frouxo”, que seja mais passível de se distender, como a pele da face, os lábios, as pálpebras e as mucosas das vias aéreas, incluindo faringe, laringe e úvula. Esse acúmulo de água no tecido subcutâneo é que provoca os inchaços típicos da doença. O angioedema surge surge quando pequenos vasos sanguíneos, como arteríolas e vênulas, são expostos a mediadores inflamatórios que provocam dilatação e aumento da sua permeabilidade, permitindo que parte da água contida no sangue extravase em direção aos tecidos.

A histamina e a bradicinina são os mediadores inflamatórios mais associados ao surgimento do angioedema. A ação desses mediadores inflamatórios costuma ser localizada e, conforme já referido, tende a acometer mais a região dos lábios, pálpebras e as vias respiratórias, que são áreas que distendem facilmente, motivo pelo qual os edemas nesses locais costumam ser exuberantes. A maioria das pessoas que toma IECA não faz angioedema porque elas possuem outras vias de degradação da bradicinina que não sofrem interferência desses medicamentos. Estudos mostram que pacientes com angioedema provocado pelos IECA apresentam níveis sanguíneos de bradicinina até 10 vezes acima do normal. Nesta quarta-feira, 14, é celebrado o Dia do Alergista, data criada como forma de homenagear a fundação da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) e ressaltar a importância do profissional no atendimento de pacientes. Como essa forma de angioedema não possui origem alérgica, não é habitual haver coceira ou urticária associados.

Nos angioedemas de origem alérgica, a liberação de histamina costuma ser provocada por determinados tipos de alimentos ou por picadas de insetos. No caso de recorrência da urticária e da ineficácia de outros tratamentos, ele pode ser útil. Outros sintomas de alergia são comuns, princialmente a urticária, que se manifesta com rash avermelhado e coceira pelo corpo. Já os sinais de alergia, como a aristocort 4mg comprar urticária, não costumam acontecer nessa forma de angioedema. Caracteriza-se por febre, exantema ( urticária, erupções maculopapulares ), atralgia e linfadenopatia. Nesse caso, a deficiência do inibidor de C1 não tem origem genética, ela surge ao longo da vida provocada por um câncer, como linfoma, ou por doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico ou dermatomiosite. Esse caso, porém, tem uma fisiopatologia bem complexa, que é difícil de ser explicada sem utilização de muitos termos técnicos e nomenclaturas científicas. Porém, se você for realmente alérgico ao alimento ingerido, a reação do seu organismo pode ser muito grave e até fatal.

As informações reunidas nesse histórico podem então ser usadas para orientar as decisões de testes e interpretação dos resultados. Essa abordagem sistemática ajuda a determinar se o histórico de alergias alimentares e os dados de testes laboratoriais ou cutâneos são suficientes para um diagnóstico. Para isso existem testes capazes de indicar substâncias aristocort 4mg sem receita alergênicas ao seu organismo. Em uma família onde um progenitor é alérgico, seu descendente tem 30% de chance de desenvolver a mesma sensibilidade. O angioedema mediado por histamina costuma ter origem alérgica. De forma bem resumida, podemos dizer que esses pacientes têm um defeito genético, de origem familiar, no qual há uma deficiente produção de uma proteína chamada inibidor de C1. Os números de casos de pacientes alérgicos seguem uma tendência de alta, principalmente no período de inverno. Nessas vacinas os alérgenos estão em diluições variáveis de 1:1.000 a 1:10.000.000, de acordo com a intensidade da sensibilização pelos pacientes e seus componentes. Essa substância é produzida principalmente pelos mastócitos e pelos basófilos, duas das células de defesa do nosso sistema imunológico. A bradicinina é um mediador inflamatório que exerce várias funções no organismo, incluindo ações no sistema vascular, na árvore respiratória e nos intestinos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *